17.7.09

 


 


“A admiração é uma súbita surpresa da alma, que a leva a considerar com atenção os objectos que lhe parecem raros e extraordinários. Assim, é causada primeiramente pela impressão que se tem no cérebro, que representa o objecto como raro e, por conseguinte, digno de ser muito considerado; em seguida, pelo movimento dos espíritos, que são dispostos por essa impressão a tender com grande força ao lugar do cérebro onde ela se encontra, a fim de fortalecê-la e conservá-la aí (…).”

 

Embora a admiração não produza efeitos em outros órgãos além do cérebro, isso não a impede de ter muita força.

 

No que consiste a força da admiração.

O que não a impede de ter muita força por causa da surpresa, isto é, da súbita e inopinada ocorrência da impressão que modifica o movimento dos espíritos, surpresa que é própria e articular a esta paixão; de sorte que, quando se encontra em outras, como costuma encontrar-se em quase todas e aumentá-las, é porque a admiração está unida a elas. E a sua força depende de duas coisas, a saber, da novidade e do facto de o movimento que a causa possuir, desde o começo, toda a sua força (…).”

 

A surpresa é assim um elemento psicológico essencial na admiração, mas esse elemento pode levar a excessos, como no caso do espanto:

 

O que é o espanto.

(…) e o espanto é um excesso de admiração que só pode ser mau.”

 

Para que serve particularmente a admiração.

E pode-se dizer particularmente da admiração que ela é útil porque nos leva a aprender e a reter em nossa memória coisas que dantes ignorávamos; pois só admiramos o que nos parece raro e extraordinário. (…)”

 

No que ela pode prejudicar e como se pode suprir sua falta e corrigir seu excesso.

Mas acontece muito mais admirarmos em demasia e nos espantarmos ao perceber coisas que merecem pouca ou nenhuma consideração, do que admirarmos demasiado pouco. E isso pode subtrair inteiramente ou perverter o uso da razão.”

 

Zita Sousa

 
Link deste ArtigoPor Mil Razões..., às 00:28  Comentar

De Augusto Küttner de Magalhães a 17 de Julho de 2009 às 01:00
Não estou certo, mas pareceu-me que a Sua análise ao basear-se muito em Descartes, foge – não intencionalmente – à emoção, ou seja fica-se pela razão que é e bem elaborada pelo cérebro, mas deixa talvez escapar a emoção, que está “também” no nosso cérebo, que está lá localizada, tanto como a razão, em áreas bem distintas.

Todos os estudos de António Damásio vão nesse sentido, e as emoções penso que terão cada vez que mais serem estudadas para além da razão e tudo “materializável” no nosso cérebro.

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