De Cidália a 4 de Dezembro de 2008 às 22:26
Alex,

Segundo um estudo europeu "Investindo na diversidade", promovido pelo projecto Respons&Ability mais de metade das Pequenas e Médias Empresas nacionais não empregam pessoas com deficiência. Dos mais de 600.000 deficientes - 6,1% da população - só 29% são economicamente activos.

As razões que as entidades patronais apresentam, não são de ordem discriminatória, 48,3% dos potenciais empregadores afirmou "nunca ter tido candidatos com deficiência", e 19% justificou "que a empresa não está fisicamente preparada para ter trabalhadores com deficiência."

Este estudo foi feito em 63 empresas nacionais e 22 em outros países. Comparativamente, e, contráriamente ao que eu pensava, Portugal apesar de tudo, está bem visto nesta matéria a par da Dinamarca e apenas ultrapassado pela Inglaterra. Espanha, Lituânia e Itália estão na base na pirâmide.
A emergência da igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência no acesso ao emprego levou à alteração da legislação. Hoje,a lei portuguesa obriga a que as empresas contratem 2% do número total de trabalhadores; e na administração pública este número sobe para 5%.


Não estaremos a fazer tudo, se calhar estamos a fazer muito pouco, mas ao menos não estamos no fim da fila, por isso, tal como tu Alexandre sinto muito orgulho em ser Portuguesa.


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres