Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em perceções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em caraterísticas, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.
Racism Oxford Dictionaries,"Racism" in R. Schaefer. 2008 Encyclopedia of Race, Ethnicity and Society. SAGE. p. 1113, Newman, D. M.. Sociology : exploring the architecture of everyday life. 9th. ed. Los Angeles: SAGE, 2012. p. 405. ISBN 9781412987295.
E o racismo existente dentro da mesma raça?
Extremamente subtil e traiçoeiro...
Num dos meus passeios pela famosa rede social tive a oportunidade de ler um artigo intitulado de "Vampiros Energéticos". Palavras aparentemente com bastante assertividade e de real valor para muito do público que comentou e para mim, há uns anos atrás. Basicamente esta crónica sugeria que nos afastássemos de pessoas que nos sugavam a energia e nos deixavam num estado depressivo pela sua negatividade perante a vida. E automaticamente meditei sobre esta postura, se correta ou não, no meu ponto de vista... Ninguém gosta de estar ao lado de pessoas com um registo energético negativo, óbvio. Mas pergunto, onde está o Amor, sim o verdadeiro Amor pelo nosso amigo, colega ou mesmo um desconhecido que se cruzou connosco? Não será mais humano e compassivo aprendermos a proteger-nos deste tipo de energias do que fugir do nosso "irmão"? Claro que sim! Uma boa energia, amigável, carinhosa, atenciosa, pacífica, de bem com a vida, derrete qualquer coração.
Esta é a chave para mudarmos o Mundo, trabalhando o nosso corpo energético, purificando os pontos negativos em nós próprios para desta forma contagiar-mos aqueles que, por diversas razões, espalham negativismo. E desta forma temos a capacidade de abrir os nossos braços a todos que estão tristes, depressivos, que inconscientemente se queixam de tudo...
O processo de purificação não é fácil, estamos constantemente a ser postos à prova com diferentes provações, onde respondemos muitas das vezes sem refletir, nublados em nervosismo, desmotivação, ansiedade, stress, medo, anos e anos no mesmo registo. As técnicas para purificar existem e funcionam, se for essa a nossa real vontade. E se o fizermos com a consciência do Todo, mais rapidamente podemos descobrir que somos capazes de realmente viver a espalhar Purpurinas de Paz.
Joana Pereira