Foto: Buddhism – Honey Kochphon Onshawee
A tradição budista defende a ideia de Responsabilidade Universal. É uma noção simples, que defende a possibilidade de todo o ser humano ter uma natureza gentil e pacífica. Essa natureza bondosa, tantas vezes distorcida pelo ambiente em que se foi criado e até pela natureza das ações Kármicas, não pode ser totalmente destruída. Assim como não se pode destruir a ideia do ser humano precisar do outro. Não só por questões emocionais mas também para poder sobreviver. Ora, é precisamente a partir desta base que surge a necessidade de haver maior noção e fortalecimento da Responsabilidade Universal.
Como tornar-me então, mais Responsável Universal?
- Procurando criar mais serenidade interior. Desenvolvendo equilíbrio interno. Torna-se mais fácil nutrir sentimentos de paz e compaixão com os outros.
- Desenvolvendo respeito pelo ambiente no qual estou inserida. Respeito pelos seres vivos, pela natureza, pelos recursos que tenho ao dispor e não utilizo.
- Sentindo-me responsável pela minha felicidade e pela felicidade dos outros. Perceber que a felicidade não é um produto que pode adquirir-se numa loja, mas sim ser conquistada por gestos simples. Sorrir, ser gentil, ter capacidade de compreender que se alguém me ofende é porque, provavelmente, essa pessoa está ferida. Ser tolerante.
É essa a Responsabilidade Universal.
No fundo, é ser egoísta. Pois quem cuida do outro e do ambiente, cuida de si mesmo. Desenvolve sentimentos de paz interior.
Ser Responsável Universal é perceber que Dar é, na verdade, Receber.
Sara Almeida